Nova espécie para Macaé


No último mês de julho uma nova espécie foi registrada para Macaé, que agora chega à marca de 451 aves documentadas. Trata-se da Nothura maculosa (Codorna-amarela), registrada pelo Fabio Patiu durante levantamento ambiental na área.



Pude conhecer o local juntamente com o Fabio e chega a ser deprimente ver as espécies tendo que sobreviver num local já bem antropizado pelas obras em seu entorno, tendo um tráfego de helicópteros constante (com toda aquela barulheira insuportável) passando exatamente sobre os bichos. A área é formada por pasto e gramíneas e foi possível ouvir alguns indivíduos que vocalizavam em resposta ao playback.


Ficamos no aguardo de uma possível aproximação, mas isso não ocorreu e resolvemos ir em direção à um indivíduo que vocalizava numa moita morro acima. Ao chegarmos perto foi possível ver um indivíduo caminhando rapidamente por entre o capim, o que não possibilitou fotografá-lo, sendo que logo em seguida empreendeu voo a baixa altura, pousando a vários metros de distância. Saber sobre a dinâmica da ave pela literatura é uma coisa, mas ver seu comportamento em vida livre é uma grande experiência. Ela era bem menor do que imaginava e por vezes a ouvíamos bem próximo, mas não conseguíamos sua vizualização. Deu a impressão que caminhava enquanto vocalizava e conseguia uma camuflagem incrível com o capim, só sendo observada praticamente quando levantava voo. Ainda assim foi possível fazer a gravação de sua vocalização, que pode ser ouvida no link abaixo:

www.wikiaves.com.br/2241213&p=1&tm=s&t=u&u=137

No mais, parabenizar o Fabio Patiu pelo registro inédito e fica a apreensão quanto ao futuro dessa e outras espécies que habitam o local. 

Paulo Tinoco

  

 




Todas as fotos (*), Layout e conceito do website por Paulo Renato M. Tinoco
(*) Exceto aquelas fotos que vierem acompanhadas do nome do autor.
2013 - Todos os direitos reservados