Atualizada Seção "RPPN's, Parques e Áreas Protegidas"


Foi feita atualização na seção RPPN'S, PARQUES E OUTRAS ÁREAS PROTEGIDAS, uma vez que tivemos um aumento das áreas protegidas nos limites do município. Foi criado o Parque Municipal da Restinga do Barreto e também tivemos alteração na Rebio União, que teve seu tamanho triplicado. Juntas, as duas UC's proporcionaram um aumento de 921 hectares de novas áreas ambientais, que favorecem o município também no aumento de arrecadação do ICMS Ecológico. São elas:


PARQUE DA RESTINGA DO BARRETO

Através do Decreto Municipal nº 139/2016, publicado em 3 de dezembro de 2016, foi criado o Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto, em área com vegetação exclusivamente de restinga. O novo parque tem uma área de 31,7 hectares e localiza-se entre os bairros Parque Aeroporto e São José do Barreto, na praia do Barreto. A região vem sofrendo grande pressão de ocupação humana e certamente a criação desta UC irá proteger o que ainda temos desse importante ecossistema dentro do município. O parque abriga uma rica diversidade e é local de ocorrência da Sabiá-da-praia (Mimus gilvus), espécie que se encontra ameaçada de extinção para o Estado do Rio de Janeiro. O parque vem recebendo visitação pública, como alunos da rede municipal de ensino, que tem acesso à informações sobre as características singulares desse ambiente de restinga, sua vegetação e sua fauna. O Parque funciona também como local para recepção e primeiros cuidados da fauna resgatada pela Secretaria de Ambiente e Guarda Ambiental. 

Contato: parquebarreto.sema@gmail.com.


AMPLIAÇÃO DA REBIO UNIÃO


A Reserva Biológica União teve um aumento significativo de sua área área total. Através de Decreto assinado no dia 5 de junho de 2016, data que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a UC passa de 2.548 hectares para 7.767 hectares de área de Mata Atlântica. Com essa alteração, as áreas dos municípios que compõe a Rebio União ficam configuradas da seguinte forma: Casimiro de Abreu com 4.953 hectares, Rio das Ostras com 1.917 hectares e Macaé com 897 hectares. A área da UC constitui um importante fragmento de Mata Atlântica de baixada no estado do Rio e abriga importantes espécies de nossa fauna. Também recebe pesquisadores e visitantes, sendo que a Rebio União possui uma trilha interpretativa para deficientes, proporcionando uma importante experiência com a natureza. Uma rica avifauna ocorre no local, o que tem atraído cada vez mais observadores de aves.

Clique na imagem para ver as alterações ocorridas.



Todas as fotos (*), Layout e conceito do website por Paulo Renato M. Tinoco
(*) Exceto aquelas fotos que vierem acompanhadas do nome do autor.
2013 - Todos os direitos reservados